• Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

 

© 2023 by Tech Team. Proudly created with Wix.com

fone: 2001-1472

    A ideia da Mostra Regional de Geografia da Saúde surgiu no âmbito da disciplina "Geografia da Saúde", componente curricular optativa do Projeto Político do curso de Licenciatura em Geografia no campus I da UFCG, em Campina Grande - PB.

   Como parte das atividades da disciplina citada entendeu-se ser interessante ouvir profissionais que lidem direta ou indiretamente com o tema saúde e ambiente buscando sensibilizar o aluno para esta relação.

     Esta atividade também busca reunir os pesquisadores do Pró-saúde Geo, seja enquanto comissão científica, na participação de mesas redondas, etc, promovendo um encontro periódico.

      Diante disso, a Mostra Regional de Geografia da Saúde também vem corroborar com os princípios do Projeto Político do Curso de Geografia da Unidade Acadêmica de Geografia (UAG)/ Centro de Humanidades (CH)/ Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na medida em que une Pesquisa (trabalho de pesquisa elaborado pelo aluno ao longo do semestre). Ensino (aulas expositivas e debates) e Extensão (por buscar mostrar esse trabalho à sociedade).

OBJETIVO GERAL:

   Oportunizar a troca de conhecimento e o debate entre profissionais (pesquisadores e técnicos), estudantes e sociedade relacionado à Geografia da Saúde e áreas afins.

METODOLOGIA:

   Para viabilizar este evento realiza-se uma atividade principal, a exposição dos trabalhos dos alunos de Geografia da Saúde e atividades secundárias como: minicursos, palestra com algum profissional externo, mesas redondas e exposição fotográfica.

    A atividade de exposição dos trabalhos específico da MOSTRA  é realizada em local de trânsito das pessoas dentro da universidade acompanhado de um banner, um folder explicativo do trabalho para ser entregue (forma de inscrição do trabalho) e um recurso didático. Esses recursos podem se apresentar em várias modalidades, dentre elas:

    a) aula magna;

    b) avental;

    c) banco de dados (exposto em banner com os dados mais significativos);

    d) caixa mágica da saúde;

    e) demonstração de atividade promotora da saúde com entrega de cartilha;

    f) exposição fotográfica virtual;

    g) jogo;

    h) mapa síntese (a ser exposto em banner);

     i) maquete;

     j) modelo tridimensional;

     k) Roteiro de trabalho de campo;

     l) vídeo (máximo 10 min., com apresentação de 5 min. aos presentes).

     

     Há também espaço para exposição de trabalhos no formato de apresentação oral, com inscrição específica.

JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIÇÕES:

    Esta atividade se justifica pela necessidade de fazer com que o aluno universitário consiga entender o conhecimento relacionado à Geografia da Saúde como transdisciplinar e passível de ser compartilhado com a sociedade.

      As possíveis contribuições para a sociedade seriam a exposição de problemas cotidianos a partir de um olhar geográfico. Inclusive várias das problemáticas a serem apresentadas tem relação direta com o cotidiano da apresentação.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now